sábado, 7 de janeiro de 2012

Dicas de Lavagem Para o Seu Automóvel

Será que você sabe lavar seu carro? Ou você é daqueles que deixa o carro na lavagem e acha que tá fazendo um bem ao seu meio de transporte? Siga algumas dicas de lavagem para deixar seu veículo sempre como novo. 

1- Comece pegando dois baldes (sim caros amigos, dois), um encha somente com água e outro com água e shampoo para automóveis, de sua preferência. O que eu utilizo e recomendo é o da 3M. Nos supermercados sempre há opções de shampoo no setor de limpeza. NUNCA utilize sabão em pó, o sabão em pó é muito agressivo ao verniz da pintura e acaba manchando e ressecando borrachas e partes plásticas dos veículos. Em último caso utilize detergente de pia, não recomendo, o detergente retira todas a proteções da cera. Por isso se for lavar com detergente, utilize detergente neutro e sempre encere depois da lavagem.

2 - Comece lavando do teto para baixo, sempre lavando a esponja que você esteja usando. Pegue a esponja suja e lave no balde com água, com cuidado de não encostar no fundo, e depois molhe no balde com shampoo    e passe no carro. Faça sempre esse processo, ele evita que a esponja fique com sujeira e acabe arranhando o verniz. 

3 - Tente lavar separando por partes: teto, capô, lateral esquerda, lateral direita, traseira e frente. Isso evita que o shampoo seque na lataria e tome o seu tempo para retirá-lo. 

4 - Lave rodas, pneus e caixas de roda por último. Lave pneus com escovinha e as rodas com a esponja, nunca utilize palha de aço (sim, ainda tem gente que usa bombril) nas rodas, isso só vai arranhá-las. 

5 - Hora de secar: como na lavagem, comece de cima para baixo, utilizando um pano 100% algodão, pode ser  uma camisa velha ou uma flanela, desde que seja de algodão. Recomendo usar flanelas de microfibra que não arranham a pintura e absorvem a água muito melhor que as de algodão. Tente utilizar outro pano para secar os vidros, se não tiver, comece por eles. 

6 - Hora de encerar: nunca confunda encerar com polir. O enceramento é aplicar cera na lataria para proteção e brilho. O polimento é uma técnica usada com ajuda de equipamentos e produtos especiais para correção do verniz do carro. O termo polir é muito utilizado em lavagens: "Lavar, aspirar e polir: R$ 20,00", na verdade ele vai encerar seu carro, como por exemplo o chão da sua casa: você faz polimento ou encera? Para os carros é a mesma coisa. Use ceras que tenham carnaúba em sua fórmula. Ceras que vendem nos supermercados utilizam pouca carnaúba, recomendo a Cera Brilho da 3M, encontrada facilmente em lojas de materiais de pintura, é barata e muito boa, geralmente encontrada por R$ 11,00 a lata com 200 gramas. Aplique a cera igual o processo de lavagem, sempre de cima para baixo e utilizando uma esponja limpa. Espere a cera secar na lataria, geralmente ela fica mais branca quando seca e retire com um pano seco e limpo e também 100% algodão ou de microfibra. Repare se você retirou de toda a lataria, se não, vai ficar manchado (os populares "gatos"). 

7 - Por fim, utilize o "pretinho" de sua preferência nos pneus. 

8 - PRONTO! pode ir passear, seu carro está limpo e brilhando.


A FOX CAR SERVICE, oferece serviço completo de limpeza para seu automóvel como limpeza de bancos, teto, carpetes, motor.

Faça um orçamento de seu veículo para serviço completo e deixe seu carro novo, de novo.

Ligue 8133 0419 / 9167 5122

Nenhum comentário:

Postar um comentário