sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

NA HISTÓRIA... FUSCA

Texto: Luiz Osvsldo
Fotos: Internet

Ao atingir a marca de 21.529.464 em 58 anos ininterruptos (1945 - 2003), o Fusca se tornou o automóvel com a maior produção mundial, saindo de fábricas na Alemanha, México, Brasil, entre outros. O besourinho cativou muita gente durante esse tempo e foi o primeiro carro de tantos pelo Brasil afora. Em Macapá, inclusive, onde chegou em meados dos anos 1950, há uma lenda que diz que existem muitos Fuscas enterrados em Laranjal do Jari, junto de várias Kombis e alguns maquinários, mas isso é outra história. Vou contar para você um resumo de como surgiu esse pequeno grande carro que entrou para a história do país. 




O ano era 1933, Alemanha, e quem comandava o país era Adolf Hitler, chanceler que acabava de assumir o poder. Entre seus planos, estava o de produzir um carro que seu povo pudesse comprar, já que, na época, a Alemanha passava por uma dura recessão e tinha os piores índices de motorização da Europa. Para se ter uma ideia, existia um carro para cada cem habitantes. Quem tinha um carro também tinha muito dinheiro. Então Hitler chamou três engenheiros que já tinham projetos para carros baratos. Joseph Ganz, Edmund Rumpler e Ferdinand Porsche foram os escolhidos. Os dois primeiros foram logo descartados por serem judeus. E você sabe que Hitler fez com judeus... Bem, não vem ao caso. E Porsche ainda tinha a vantagem de ter feito projetos muito bons na Daimler, fábrica de carros que Hitler adorava. 




Para Hitler, o carro do povo (daí o termo e início da marca Volkswagen), teria exigências a serem cumpridas, como carregar dois adultos e três crianças, velocidade média de 100 km/h e consumo médio de 13 km/litro. O motor deveria ser refrigerado a ar (muitos alemães não possuíam garagens aquecidas), se possível a diesel, e o preço deveria ser menor que mil marcos (o preço de uma motocicleta era maior). Na versão militar, deveria carregar três soldados e uma metralhadora. Assim, o contrato foi assinado e Porsche começou o projeto em 1934. 

Em 1935, Ferdinand Porsche apresentou dois protótipos, um sedã e um conversível para agradar o ditador apaixonado pelos modelos. Em 1937, 30 modelos foram entregues à SS, a tropa de elite do exército germânico. O início da fábrica se deu em 1938. Em 1940, o primeiro fusca – ainda chamado de “VW typ 1” – deixou a linha de montagem. Foram produzidos, até 1944, 644 unidades, mas nenhuma foi parar nas mãos do povo. Todos foram para a elite nazista.

Em 1945, uma Alemanha pós-guerra começou a produzir o fusca como carro de apoio ao exército britânico e para o serviço público. E a produção continuou até 2003, passando por várias versões, sem jamais perder suas características.





O carrinho já serviu como táxi, carro de polícia, ambulância (como?), frota do governo e por aí vai. Pelas ruas, ainda avistamos alguns. Seus donos sentem um ciúme danado.

 Até a próxima!





sábado, 7 de janeiro de 2012

Dicas de Lavagem Para o Seu Automóvel

Será que você sabe lavar seu carro? Ou você é daqueles que deixa o carro na lavagem e acha que tá fazendo um bem ao seu meio de transporte? Siga algumas dicas de lavagem para deixar seu veículo sempre como novo. 

1- Comece pegando dois baldes (sim caros amigos, dois), um encha somente com água e outro com água e shampoo para automóveis, de sua preferência. O que eu utilizo e recomendo é o da 3M. Nos supermercados sempre há opções de shampoo no setor de limpeza. NUNCA utilize sabão em pó, o sabão em pó é muito agressivo ao verniz da pintura e acaba manchando e ressecando borrachas e partes plásticas dos veículos. Em último caso utilize detergente de pia, não recomendo, o detergente retira todas a proteções da cera. Por isso se for lavar com detergente, utilize detergente neutro e sempre encere depois da lavagem.

2 - Comece lavando do teto para baixo, sempre lavando a esponja que você esteja usando. Pegue a esponja suja e lave no balde com água, com cuidado de não encostar no fundo, e depois molhe no balde com shampoo    e passe no carro. Faça sempre esse processo, ele evita que a esponja fique com sujeira e acabe arranhando o verniz. 

3 - Tente lavar separando por partes: teto, capô, lateral esquerda, lateral direita, traseira e frente. Isso evita que o shampoo seque na lataria e tome o seu tempo para retirá-lo. 

4 - Lave rodas, pneus e caixas de roda por último. Lave pneus com escovinha e as rodas com a esponja, nunca utilize palha de aço (sim, ainda tem gente que usa bombril) nas rodas, isso só vai arranhá-las. 

5 - Hora de secar: como na lavagem, comece de cima para baixo, utilizando um pano 100% algodão, pode ser  uma camisa velha ou uma flanela, desde que seja de algodão. Recomendo usar flanelas de microfibra que não arranham a pintura e absorvem a água muito melhor que as de algodão. Tente utilizar outro pano para secar os vidros, se não tiver, comece por eles. 

6 - Hora de encerar: nunca confunda encerar com polir. O enceramento é aplicar cera na lataria para proteção e brilho. O polimento é uma técnica usada com ajuda de equipamentos e produtos especiais para correção do verniz do carro. O termo polir é muito utilizado em lavagens: "Lavar, aspirar e polir: R$ 20,00", na verdade ele vai encerar seu carro, como por exemplo o chão da sua casa: você faz polimento ou encera? Para os carros é a mesma coisa. Use ceras que tenham carnaúba em sua fórmula. Ceras que vendem nos supermercados utilizam pouca carnaúba, recomendo a Cera Brilho da 3M, encontrada facilmente em lojas de materiais de pintura, é barata e muito boa, geralmente encontrada por R$ 11,00 a lata com 200 gramas. Aplique a cera igual o processo de lavagem, sempre de cima para baixo e utilizando uma esponja limpa. Espere a cera secar na lataria, geralmente ela fica mais branca quando seca e retire com um pano seco e limpo e também 100% algodão ou de microfibra. Repare se você retirou de toda a lataria, se não, vai ficar manchado (os populares "gatos"). 

7 - Por fim, utilize o "pretinho" de sua preferência nos pneus. 

8 - PRONTO! pode ir passear, seu carro está limpo e brilhando.


A FOX CAR SERVICE, oferece serviço completo de limpeza para seu automóvel como limpeza de bancos, teto, carpetes, motor.

Faça um orçamento de seu veículo para serviço completo e deixe seu carro novo, de novo.

Ligue 8133 0419 / 9167 5122

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

KIA PICANTO 2011

Nessa semana eu recebi este Kia Picanto 2011, apesar de ser um carro novo, com esse tempo de uso (1 ano), o carro já estava cheio de manchas e com brilho opaco. E para completar a dona foi fazer uma dedetização em sua casa e acabou borrifando o veneno na pintura, faróis e vidros do carro. Foi feito um polimento técnico e mini polimento nos faróis e vidros. Confira:

ANTES

 Preparando para o polimento


 Lateral esquerda cheia de manchas


 Bocal do tanque com manchas de cola e gasolina


 Capô com respingos de veneno e cola


 Farol com respingos de veneno


 Arranhões no para-choque dianteiro


DEPOIS


 Lateral esquerda já polida


 Bocal do tanque


 Farol depois do mini polimento


 Lateral direita


 Frente: Capô e para-choque livre das manchas e arranhões


Kia Picanto novo de novo

FOX CAR SERVICE
FAÇA SEU ORÇAMENTO PELO (96) 8133 0419 / 9167 5122