terça-feira, 13 de março de 2012

Carros: Uma Paixão!

Este texto pode ser lido também na revista Nossa Gente n29
Texto: Luiz Osvaldo
Imagens: Internet
 Antes de você começar a ler esta matéria, vá até a sua garagem, toque no seu carro, sinta o cheiro do interior. Ao tocar nele, sentiu o aço querendo falar? E, ao cheirá-lo, gostou do cheiro de plástico? Não? Então você está naquela porcentagem de brasileiros que usam o carro apenas como meio de transporte. Esse objeto que você tocou, para muitos brasileiros, torna-se parte da família, relíquia e parte integrante de momentos felizes. Mas o que leva o ser humano a ter uma paixão tão grande por um monte de aço e parafusos apertados?

Vamos separar os sentimentos automobilísticos pelos lados masculino e feminino. Para o homem, o desejo de ter um carro se junta ao da virilidade. Temos a necessidade de ter um carro porque nos faz bem. E quanto maior for o motor e a velocidade, melhor. Quando vamos comprar um carro, logo perguntamos ao vendedor qual é o motor, se é potente... E quando chega o final de semana, então, a primeira tarefa do sábado é lavar o carro e passar aquela cera. Qualquer barulhinho e já estamos no médi... Opa, mecânico. Cuidamos melhor do carro do que da namorada. 




Para alguns, o carro se transforma em necessidade fisiológica. Existe homem que chega a ficar doente por estar sem carro. É verdade, cheguei a conhecer um. Aqui em Macapá, sempre escuto histórias de homens que deixaram de frequentar lugares porque estavam sem carro. Ficam envergonhados e acabam caindo em depressão. Vira obsessão. Um verdadeiro casamento! Tenho um amigo, morador de São Paulo, que gastou R$ 150 mil em um carro e mais R$ 50 mil só em acessórios. Cheguei a indagar se a mulher dele sabia disso e ele, na hora, respondeu: "Claro que não!! Tá doido?!".

 E falando em mulher...

O mundo feminino está, aos poucos, juntando-se  ao mundo dos carros. O sentimento que as mulheres têm por um carro vai mais pelo lado estético e pelo custo-benefício. Você nunca vai ver uma mulher andando de Opala ou um Fusca restaurado. De acordo com o meio feminino, isso é sinônimo de gastar dinheiro com coisa a qual não vale a pena. Diferente de muitos homens, que gastam rios de dinheiro em uma restauração. Segundo elas, quando chega o momento de vender o veículo é muito mais fácil, já que o mesmo é um instrumento como outro qualquer e, para muitas, saiu de moda. 




Mas o automóvel também tem um significado muito importante a uma mulher: independência. Elas veem no carro um símbolo do “eu posso”, seja no sentido de dominar uma máquina complicada, seja no sentindo financeiro. O carro vira sinônimo de “eu estou indo bem, não preciso de você”. E, com esses pensamentos, a mulherada chega a cuidar tão bem do carro como se fosse extensão de sua casa - ou até como um filho. A turismóloga Dannyelle Queiroz chama seu Palio pelo apelido carinhoso de “Bebela”, e diz que a trata como filha, e é verdade, está sempre limpa e reluzente.




Para muitas pessoas, aquele carro na garagem, que espera ser ligado, possui um significado muito especial. Ele traz lembranças boas de um tempo passado ou de um acontecimento que nunca vai ser esquecido. Você quer um exemplo? Quando seu filho nasceu, com qual carro você estava a caminho do hospital, ou qual o trouxe para casa? Você mulher: qual o carro que a levou para a igreja no seu casamento? Lembra do seu primeiro carro? E do carro que você fez sua primeira viagem? O automóvel sempre está associado a algum momento na sua vida, mesmo que você não lembre dele. Aquele momento feliz com sua família na praia... Nas fotos ele não aparece, mas estava lá,  estacionado, esperando por você.




Este humilde blogueiro que vos escreve é um exemplo de pessoa apaixonada por carros. Não sei de onde veio tanta paixão. Talvez das férias que passava todo ano em Porto Alegre quando criança... Eu fazia questão que meu pai me levasse ao Autódromo Tarumã para ver as disputas de Opalas e Passats. Ou talvez seja das muitas revistas (cerca de 1.500), livros, vídeos e informações lidas sobre o assunto desde meus 10 anos (hoje tenho 30). 

Mas uma coisa eu aprendi nesses tantos anos que estou neste mundo: se você cuida bem de seu carro, ele vai cuidar bem de você. 

Além do mais, a paixão tem de ser recíproca, caso contrário, não vale a pena. 

Até a próxima!


Um comentário:

  1. Eu sou Uma mulher apaixonada por carros,e um amor inexplicável, mas nem todos homens entendem essa minha paixão, muitos acham que eu gosto de homens de carro, mas não eu sou apaixonada pelo carro msm, gosto de ficar na oficina sujar as mãos de graxa, isso é o que me faz feliz, só gostaria que as pessoas me entendessem

    ResponderExcluir