domingo, 26 de fevereiro de 2012

Quanto Vale Sua Exclusividade?

Esse texto pode ser visto também na Revista Nossa Gente n28.
Texto: Luiz Osvaldo
Fotos: Divulgação
Rolls Royce Phantom

Outro dia fui instalar um som no meu carro, desses simples, que tocam MP3. Para mim é suficiente, já que, hoje em dia, escuto música em volume baixo e de qualidade. Saí da instaladora todo “poser” (termo usado na internet para indicar alguém que faz pose para alguma coisa), feliz por ter instalado um som novo no possante. Mas aí, na metade do caminho para casa, comecei a pensar: “Eu, que sou pobre, fiquei tão entusiasmado com um som novo... Se eu fosse rico, o que me entusiasmaria?”. Fui atrás e escrevi sobre o que é exclusivo para os mega ricos quando o assunto é carros.
A indústria de supercarros movimenta milhões de dólares em todo o mundo e tudo que envolve muito dinheiro é extremamente exigente. O Rolls Royce Phantom (US$ 450 mil), carro oficial da rainha da Inglaterra, tem um dos mais belos e caros acabamentos entre os luxuosos. Para se ter uma idéia, sob o painel de madeira de lei, existe outro painel de madeira misturada com alumínio. Eu, sinceramente, não sei a razão, mas está lá. O carro é tão exclusivo que, no Brasil, a Rolls (grupo BMW) não divulga o preço se você realmente não for comprar. Há uma análise do cliente antes. O couro utilizado nas Ferraris é de uma fazenda exclusiva. Os bancos, depois de montados, são inspecionados e, se houver um furo feito por uma picada de mosquito no boi que foi retirado o couro, eles são totalmente refeitos. A Lamborguini, concorrente direta da Ferrari (e, para mim, muito melhor), oferece um curso exclusivo de pilotagem para novos clientes (somente na Itália).


O luxo impera nos supercarros. O interior do Maybach Landaulet (foto acima) parece muito mais uma sala de estar do que um habitáculo veicular, com direito a três telas LCD com sinal de TV, acesso à internet, leitor de DVD, geladeira, teclado wi-fi e 21 alto-falantes. O valor sai pela bagatela de US$ 1,350 milhão.



Bugatti Veyron Super Sport

Mas, querido leitor, esses brinquedos de gente rica não chegam sequer aos pés, ou pneus, do Bugatti Veyron Super Sport, de “míseros” US$ 2,4 milhões (cerca de R$ 4,3 milhões). Além de ser o mais caro também é o mais rápido - chega a 431 km/h. A exclusividade é tanta que seus pneus chegam a custar cerca de US$ 25 mil cada. Mais caro do que muitos carros populares.
A exclusividade tem seu preço. Um milionário do Kuwait, além de ter comprado um Bugatti Veyron, mandou banhá-lo com ouro 24k, sendo o único no mundo. Isso me lembra de uma história do Mike Tyson, que comprou uma Ferrari F50 para servir de decoração à sua sala de estar.
São essas excentricidades que separam nós, meros mortais, dos mais abastados. Diga, quem nunca pensou que “dinheiro atrai felicidade”? Eu, com a maior do mundo, com o meu sonzinho, é a que eu posso comprar. Até a próxima!



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Chevrolet Lança Nova S10

Texto: Luiz Osvaldo
Fotos: Divulgação

 Design Robusto

As vendas vão ficar acirradas no mercado de Picapes. Foi lançada ontem a nova Chevrolet S10, veículo desenvolvido totalmente no Brasil para o mercado mundial. A picape veio para disputar com Hilux, Frontier, L200 Triton e a também muito aguardada nova Ranger, que deverá ser lançada ainda este ano.

O  design, inspirado em sua concorrente Hilux, é bem atrativo e robusto, com frente alta e dividida por uma faixa, com o símbolo da gravatinha dourada. 

Hilux ou nova S10? 

A nova S10 vai ser oferecida pela Chevrolet com 12 diferentes configurações, que variam entre a escolha de motores diesel ou flex, tração 4x4 ou 4x2 e cabine dupla ou simples, sempre incluindo os pacotes de acabamento LS, LT ou LTZ.
As motorizações vão ser o motor 2.8 Turbodiesel CTDI, com turbo de geometria continuamente variável, de 180cv e 47,9 kgfm de torque, tornando assim, a mais potente da categoria, e o renovado 2.4 FlexPower de 147cv e 24,1 kgfm de torque (o antigo tinha 21,9 kgfm). A transmissão será manual de 5 marchas ou automática de 6 velocidades.

Acabamento primoroso com um ar de Camaro. 

O interior totalmente renovado e atualizado é agradável ao olhar, com um ar de esportivo e muita tecnologia embarcada, com direito à controle do som no volante e ar-condicionado digital. Nas versões top de linha, ainda há apliques cromados. Se você precisar de um espaço para colocar algumas tranqueiras, são 26 porta objetos na cabine dupla e 16 na simples.

Cabine Simples

A nova S10 vai deixar a Toyota pensando, muito bem, em modificar sua campeã de vendas, já que há muito tempo, ela não passa por uma transformação radical. A novidade da Chevrolet veio para brigar de igual para igual, e acredite, ela quer o cinturão. E pelo visto aqui, tem muitas chances.


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Hyundai Genesis começa a ser vendido no Brasil custando R$ 70 mil a mais que o previsto.

Texto: Luiz Osvaldo
Fotos: Hyundai

O sedã grande da Hyundai, concorrente de BMW 750, Mercedes S500, Audi A8, finalmente começa a ser vendido no Brasil. O carro foi apresentado em 2010, com previsão de lançamento para o final de 2011, e que iria custar a bagatela de R$ 150 mil. Mas o preço praticado segundo revendedores da marca é de R$ 220 mil, bem acima do anunciado, mas muito mais barato que seus concorrentes. Mas o preço vale o que ele oferece? 


O desenho é muito bonito e na traseira chega a lembrar BMWs, como a M5, com seu desenho agressivo e saída de escapamento duplo.


Seu motor 3.8 de 290 cv, movido a gasolina, gera 36kgfm com câmbio automático de 8 marchas, isso mesmo, 8. E o interior tem tudo o que um carro de luxo pode oferecer e com bastante couro, inclusive no painel. Tem botões para todos os lados. 


Se você quer tradição, escolha as marcas de costume, se quer novidade, o seu carro é o Genesis. Se vale a pena? Acho que sim.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Corolla? New Civic? Cruze?... a onda é Mitsubishi Lancer!

Texto: Luiz Osvaldo
Fotos: Divulgação


Tenho que confessar: Sou muito fã dos carros da Mitsubishi, principalmente as picapes, fortes e resistentes a qualquer tranco. Quem tem uma L200 Savana sabe o que eu to falando, ou até mesmo a L200 Outdoor. Mas os donos dessas picapes, por muitos relatados a mim, sentiam falta de um carro da marca que atendessem as necessidades de circulação na cidade com mais estilo. Bem, parece que a Mitsubishi do Brasil ouviu esses consumidores fiéis a marca e lançou no país o novo Lancer. 

O sedã vem para disputar mercado com o (velho e caquético) Corolla, New Civic (que parece o mesmo new), Cruze e Elantra, líderes de vendas no seguimento. O Lancer por enquanto vem do Japão, mas a fábrica já está fazendo reformas no complexo para receber a linha de montagem nacional e deixar assim o preço bem competitivo.


O preço na verdade ainda é um pouco alto, e com o aumento do IPI para carros importados, a Mitsubishi tem rebolado bastante para deixar o valor do Lancer acessível, veja os preços e versões: 

R$ 68.990,00 Versão denominada apenas 2.0 (câmbio manual)
R$ 74.990,00 CVT (câmbio automático) 
R$ 86.990,00 Versão GT (câmbio automático)
R$ 198.990,00 Lancer Evolution X (a minha preferida com motor 2.0 turbo e câmbio borboleta)


O visual do painel é muito bonito e tem um estilo esportivo. O acabamento é impecável, que se estende ao interior aconchegante. 

Se você quiser um carro bonito, com desenho agressivo e ao mesmo tempo harmonioso, com estrutura bem montada e a certeza que não vai te dar dor de cabeça tão cedo, seu carro é um Lancer. Procure um revendedor e faça o test-drive, você vai me dar razão. E se o seu bolso estiver um pouco mais recheado, experimente esse brinquedo da foto em seguida. Este é o Lancer Evolution X, o TOP dos Lancers. Esse ai tem que ter coragem e "braço" pra segurar. São mais de 260 cv de potência extraídos de seu motor 2.0 turbo. Se você um dia sonhou em ser piloto de Formula 1, pode experimentar o câmbio padle shift (tipo borboleta) atrás do volante, ou se tiver apenas dando uma voltinha, é só apertar o botão de automático. Divirta-se, esse é o carro.